Carregando...
 Cartões de crédito para negativados: as principais vantagens e desvantagens

Cartões de crédito para negativados: as principais vantagens e desvantagens

Os cartões de crédito para negativados são uma forma cada vez mais popular de evitar o sofrimento financeiro associado ao crédito restrito. Estes cartões podem oferecer aos consumidores uma forma de financiar as suas necessidades de curto prazo, mesmo aqueles com um historial mau de crédito.

No entanto, estes também podem ser acompanhados por custos elevados, que podem em última análise prejudicar a capacidade financeira dos consumidores. Neste artigo vamos discutir as principais vantagens e desvantagens destes cartões de crédito para negativados.

O que são cartões de crédito para negativados?

Os cartões de crédito para negativados são cartões de crédito especialmente projetados para aqueles com má pontuação de crédito, mas que desejam acesso a facilidades financeiras e conveniências que vêm com um cartão de crédito tradicional. Esses cartões oferecem grande parte das mesmas facilidades, tais como compras em estabelecimentos, pagamentos em retalho e serviços bancários on-line.

No entanto, estão sujeitos a taxas de juros mais elevadas devido às maior falta de fiabilidade do seu possível utilizador financeiro. O principal objetivo destes tipos de cartões é dar acesso às pessoas que não seriam capazes de obter um crédito tradicional, permitindo-lhes fazer compras sem ter uma quantidade significativa de dinheiro ou outros recursos financeiros disponíveis.

Cartões de crédito
Cartões de crédito

Entretanto, estes cartões podem ser exigentes no sentido em que oferecem níveis mais elevados da custodia financeira por parte dos seus titulares. Requer-se dos titulares dos cartões para negativados que cumpram certas condições para tornar o uso do seu cartão seguro e responsável.

As condições podem incluir limites mais baixos respeitantes a gastar, taxas maiores e pelouro tempo limite para pagarem os montantes devidos dentro do período da fatura do cartão. Estipular estas condições contribui enquanto prevenmtivas para manter os titulares fora da necessidade frequentemente de contactorem instituições hipolitèciques para obterem financiamento a curto prazo para fazer face aos pagamentos devidos e não tam6bem ter que lidar com situaçÆfinanceira amarrastando e impactadndo talvez o score crediticio anoalgum certo momente.

Vantagens

Se você está com o nome sujo devido a dívidas, pode estar a considerar um cartão de crédito para negativados. Estes cartões foram desenvolvidos especificamente para pessoas com problemas de crédito, como falência. Se você estiver procurando uma maneira para reconstruir seu crédito, então um cartão de crédito para negativados pode ser a solução.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais vantagens destes cartões.

Acesso a empréstimos

Os cartões de crédito para negativados oferecem aos titulares a oportunidade de empréstimos, em circunstâncias especiais. Oferecem créditos limitados, com montantes geralmente compreendidos entre 500 e 2.000 euros, os quais são pagáveis ao longo de curtos prazos, normalmente entre 12 e 60 meses.

Para os titulares que necessitem tais serviços este tipo de cartões oferece grandes vantagens, pois estão disponíveis para aqueles com maus registos nos órgãos financeiros e creditícias. Logo, fornece uma alternativa àqueles que procuram estabelecer ou melhorar o seu estatuto financeiro. Contudo – tal como qualquer outro empréstimo a juros – modalidades desta natureza implicam um risco financeiro elevado para aqueles clientes que não tenham reais garantias de honrar os seus compromissos com regularidade.

De forma global este tipo de produtos – quando usados sem moderação – podem ser extremamente prejudiciais para o orçamento familiar.Este cenário sairia minimizado caso existissem limites rigorosamente controlados por parte dos detentores dos cartões destinados a negativados e se promovessem taxas fixas mensais competitivas no mercado atual que permitissem poupar dinheiro nas parcelas mensais da sua dívida acumulada. Desta forma conseguir-se-ia um ambiente estável e responsável junto do público-alvo neste segmento com elevada probabilidade na execução destas operações bancárias por parte desse participante no mercado financeiro internacional.

Aumento do limite de crédito

Os cartões de crédito para negativados costumam oferecer um limite inicialmente baixo, mas aumentam se o usuário for responsável utilizando-o. Este aumento de limite de crédito é uma forma conveniente de monitorizar o comportamento dos utilizadores, já que o limite inicialmente definido não é altamente confiável devido à posição financeira do usuário no passado recente. Portanto, este tipo de cartões podem ter a particularidade de, com o tempo, permitir aos seus clientes maior flexibilidade orçamental.

Um dos benefícios associados à cobertura do risco através do aumento gradual depende da medida em que os portadores são bem-sucedidos na gestão da sua atividade financeira – especialmente devido às taxas e encargos associados a muitos negativados. Estes cartões também fornecem orientação e apoio para que as pessoas possam aprender melhores hábitos financeiros. Por vezes, os bancos estabelecem planos específicos para cobrar sob momentâneas dificuldades financeiras e desistência nos pagamentos sem comprometer os bens patrimoniais ligados a contas bancárias resultantes.

Portanto, os principais benefícios associados a um aumento do limite de crédito num cartão para negativado são maior flexibilidade orçamental redução dos custós excecionais relaciondos com as taxal e encargps cobrados no passado; aconselhamento especializado e artista educacional sobre economia doméstica; protecção contra restrições bancarias; alívio em momentâneas dificuldades financeiras; focot no fluxde caixa positivo durante long períodso de tempo em nome dos utilizadores do serviçoe finalmente o estabelecimentto duma credibilidade orquestrada sobrde operaçõees quotidianae por partev destea instituiçõoes financeira moderna.

Ajuda a melhorar o score de crédito

Ter um cartão de crédito para negativados é uma ótima maneira de começar a melhorar o seu score de crédito e potencialmente abrir novas portas financeiras. Se pagar as suas compras mensais e outras despesas dentro do prazo, isso mostrará aos credores que está a administrar o seu crédito da forma correta. Isso, por sua vez, irá resultar num melhoramento gradual da sua pontuação de crédito – o que significará taxas de juros mais baixas em futuros empréstimos e financiamentos.

Alguns dos vantagens adicionais deste tipo de cartão são:

-Nenhum relato anual à Agência Portuguesa do Crédito (APC). Contudo, alguns emitentes podem enviar relatórios positivos.
-Obter um limite reduzido não mexerá nos seus relatórios positivos à APC.
-Vantagem sobre os descontos exclusivos fornecidos pelo fornecedor.
-Cuidados gratuitos para ajudarem a gerir dinheiro para evitar futuras dívidas e cobranças excessivas atreladas a taxa anual.

Desvantagens

Os cartões de crédito para negativados têm a vantagem de serem fáceis de obter e permitem que as pessoas estimem uma maneira de pagar as suas contas. No entanto, eles também têm algumas desvantagens.

Para começar, muitos cartões de crédito com taxas elevadas e taxas de juros podem levar a ainda mais dívidas. Além disso, as taxas de juros são frequentemente muito elevadas e podem tornar difícil para pagar e manter os pagamentos.

Vamos dar uma olhada mais de perto nas desvantagens dos cartões de crédito para negativados.

Taxas de juros elevadas

Os cartões de crédito destinados a pessoas com uma má classificação creditícia tendem a ter taxas de juros significativamente mais elevadas do que os cartões de crédito normais. Isto significa que, se os utilizadores não conseguirem pagar totalmente as suas compras mensalmente, terão que lidar com taxas de juros elevadas e despesas crescentes.

Alguns desses cartões têm taxas anuais entre oito por cento e quinze por cento, em comparação com quatro por cento para um cartão de crédito sem uma classificação creditícia baixa. Esta é uma consideração importante quando se decide se quer ou não adquirir um desses tipos de cartões.

Limites de crédito baixos

Os limites de crédito definidos nos cartões de crédito para negativados são frequentemente baixos, especialmente quando comparados com os limites mais altos ofertas em cartões normais. Isto significa que oportunidades de pagamentos a prazo e outros benefícios para os quais requer um limite maior podem estar perdidas.

Por outro lado, existem algumas vantagens em ter um limite baixo. Os valores envolvidos mais pequenos são menos arriscados e tornam muito menos provável que seja necessário abrir uma lição entre partes, bem como gerenciar melhor as dívidas- pois não passará facilmente do limite.

Não é possível usar para compras online

Os cartões de crédito para negativados são produtos financeiros projetados especificamente para aqueles que têm histórico de crédito difícil ou afrouxado ou nenhum histórico de crédito. Esta categoria de consumidores pode encontrar os cartões úteis, pois permitem aos user obter um cartão com limites baixos sem ter que demonstrar outros tipos de garantia exigidos por outras formas de crédito. No entanto, estes cartões também podem ter algumas desvantagens significativas.

Uma grande desvantagem é que os cartões típicos para negativados não são normalmente aceites em compras online devido à preocupação com o risco potencial associado a eles. Se este tipo de compra é importante para você, vai precisar escolher outro método de pagamento em vez do seu cartão. Isso pode dificultar o seu processamento seguro e conveniente das transações on-line, especialmente se receber ofertas atrativas destinadas apenas a clientes online e não precisa obter esses bens no mercado local.

Conclusão

Cartões de crédito para negativados são uma ótima solução financeira para quem está com nome sujo e deseja aproveitar os benefícios oferecidos por um cartão de crédito, sem riscos aumentados inerentes à concessão do crédito. Estes cartões permitem que você controle melhor as suas despesas e obtenha liquidar as suas dívidas com regularidade. Isso irá ajudar na recuperação do seu score de crédito com o passar do tempo.

Por outro lado, cartões de crédito para negativados também apresentam desvantagens inerentes aos custos associados à aquisição e manutenção deste tipo específico de cartão. Algumas soluções podem apresentar altas taxas mensais, juntamente com taxas informadas no momento da aquisição ou limitações nos limites máximos do cartão. Portanto, é importante avaliar todas as vantagens e desvantagens envolvidas antes de optar por esse tipo de serviço financeiro. Ao fazer isso, você garantirá que tome decisões informadas que se adaptem às necessidades atuais do orçamento & dinheiro pessoais da melhor forma possível.

Frequently Asked Questions

1) Quais são as principais vantagens de cartões de crédito para negativados?

R: As principais vantagens são a possibilidade de realizar compras parceladas, a facilidade de realizar transações online e a oportunidade de melhorar o histórico de crédito.

2) Há taxas adicionais ou juros altos para quem possui cartões de crédito para negativados?

R: Sim, geralmente há taxas adicionais e juros mais altos para esse tipo de cartão de crédito. É importante comparar as opções de cartões disponíveis para encontrar as melhores taxas.

3) Quais são as desvantagens de cartões de crédito para negativados?

R: Algumas desvantagens incluem taxas mais altas, limites de crédito mais baixos e menos opções de benefícios ou recompensas de cartão.

4) Qual é o critério para a aprovação de um cartão de crédito para negativados?

R: O critério pode variar entre as instituições financeiras, mas em geral, é exigido que o solicitante tenha uma renda comprovada e não tenha dívidas muito altas ou recorrentes.

5) Como evitar o endividamento ao usar um cartão de crédito para negativados?

R: É importante criar um orçamento para as compras e pagamentos com o cartão de crédito, evitando gastar mais do que o limite permitido e pagando as faturas em dia.

6) É recomendável ter mais de um cartão de crédito para negativados?

R: Depende da situação financeira de cada pessoa e de suas necessidades. Ter mais de um cartão pode ajudar a diversificar as opções de pagamento e benefícios, mas também pode aumentar o risco de endividamento se não forem usados com cuidado.

Jonathan

administrator